quinta-feira, 21 de abril de 2011

Chocolate, pra que te quero!


Bens a Deus! Feriadão prolongado chegando, dia de Tiradentes, sexta feira santa, e poucos dias para o domingo mais delicioso do ano: Páscoa! Depois do Natal e Ano Novo, o dia campeão do "quebra dieta". E pra quem está se remoendo de vontade de atacar todo e qualquer ovo de páscoa que vê pela frente, estou aqui pra amenizar a culpa dessas mulheres tão dedicadas em busca do manequim perfeito, pois sim, todas temos o direito de comer chocolate na Páscoa.

Bom, pra quem assistiu o Fantástico no domingo (e pra quem não viu também), vamos recapitular, sim, há chocolate saudável e com pouca (veja bem, pouca) gordura! E não estou falando de chocolate light ou diet, eca! Estou falando do chocolate com mais cacau. O chocolate ao leite comum tem em sua composição menos cacau e maior quantidade de leite e açúcares, o que o torna mais gorduroso (ou seja, mais engordativo). Pra resolver esse inconveniente problema, temos o chocolate com 70% cacau. Sua composição é, em sua maioria, massa de cacau (porque precisa ser gênio pra deduzir isso... rs), portanto, menos leite e açúcares e outras substâncias gordurosas.

O segredo na hora de comprar o chocolate é observar a ordem que os ingredientes aparecem. A ANVISA obriga as empresas a colocares os ingredientes em ordem de concentração, ou seja, os ingredientes vêm "do maior para o menor", logo, os chocolates que têm a massa de cacau como primeiro ingrediente possuem maior concentração do mesmo... deu pra entender? rs

Então fica a dica: Prefira os chocolates com mais cacau, as vezes são um pouco mais amargos, mas são mais saudáveis. Prefira também chocolates artesanais ou caseiros, além de serem mais gostosos, possuem menos, ou as vezes nenhum, conservante e ingredientes químicos artificiais.


E lembrem-se, o importante é ser feliz! Mas nada de exageros! Tudo em excesso faz mal.


Bejo, bejo*

Nenhum comentário:

Postar um comentário